E-mail:

Telm: 931731693 E-mail: Consultorioosteo@hotmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2022

10 Mitos sobre a Menopausa


 

 

 10 MITOS SOBRE A MENOPAUSA


1. A menopausa é uma doença:


Não é uma doença, é um momento na vida de uma mulher caracterizado pela cessação da menstruação, e que inicia uma fase da vida que é conhecida como climatérico. Para apesar de não ser uma doença, causa, na maioria das mulheres, sintomas irritante que alteram a dinâmica social e laboral. 

 

2. A menopausa engorda: 


Embora durante a menopausa seja mais fácil ganhar peso, pode ser evitado. Os desequilíbrios hormo-nais que ocorrem durante a menopausa afetam para o armazenamento de gordura, especialmente em torno da cintura, ancas e as coxas. Mas com uma dieta equilibrada e adequada e exercício físico a regu-lação deste ganho de peso pode ser controlada.

 

3. O primeiro sintoma da menopausa são os flashes de calor 


Embora as ondas de calor sejam um dos sintomas mais característicos da menopausa, não têm de ser os primeiros a aparecer. Outros sinais como cansaço, ansiedade, períodos menstruais podem aparecer primeiro irregular, perda de cabelo, ausência de períodos menstruais, ganho de peso, mudanças de humor, depressão, ansiedade...


4. O desejo sexual diminui com a menopausa 

 

Isto não é inteiramente verdade. Diminuição do interesse pela atividade sexual é muitas vezes um sinal de desequilíbrio hormonal. Isto pode causar ambos os sintomas físicos, como emocional e pode afetar a vida sexual de uma mulher, embora nem sempre.

 

5. Não há produção de estrogénio após a menopausa
 

A presença destas hormonas não desaparece completamente, o corpo da mulher ainda os produz, embora em quantidades menores.

6. Se o primeiro período aparecer tarde da menopausa também virá mais tarde


A idade da menopausa não está relacionada com a da menarca (primeiro período). Sim tem alguma correlação, no entanto, com a idade em que a menopausa apareceu em parentes próximos (mãe, irmãs) mas não absolutos.

 

7. A menopausa só causa sintomas físicos 


Com a chegada da menopausa muitas mulheres experimentam mudanças na sua emoções, na memória e na capacidade de se concentrar. Alterações nos níveis hormonais também podem causar alterações de humor, aumento irritabilidade e mau humor. 


8. A gravidez não pode ocorrer durante a perimenopausa


 As mulheres perimenopausais não estão totalmente protegidas de uma gravidez desejado até chegar à menopausa (1 ano após o seu último período), de modo que aqueles que não querem engravidar devem escolher um método contracetivo.


9. Todas as mulheres desenvolvem sintomas durante a menopausa 


Não, há 25% de mulheres que mal desenvolvem sintomas. Por outro lado, os restantes 75% das mulheres sim. Isto é o que se chama a síndrome climatérico que é caracterizado principalmente pela aparência de ondas de calor - embora existam outros sintomas- que podem ser muito incómodos. 


10. TH causa cancro da mama 


A etiologia do cancro da mama é multifatorial. THM com estrogénio e progesterona (hormona para proteger o endométrio no mulheres com um útero) pode aumentar grandualmente o risco de ser descoberto (não sabemos que se o consegue) um cancro da mama após mais de 5 anos de uso.

 

Medicina Integrativa Osteopática

Dr. Nuno Fidalgo, PhD


Fonte:aeem.es

Sem comentários: